Imagem capa - MUITO ALÉM DA FOTOGRAFIA por Bravo! Fotografia
Hospitality

MUITO ALÉM DA FOTOGRAFIA

Porque é importante que o fotógrafo tenha sinergia com o segmento que atua? 

Uma boa campanha de marketing começa com imagens diferenciadas, não só para campanhas da área de Hospitality e arquitetura, mas para todos os segmentos do mercado. É fundamental contar com o trabalho de fotógrafos profissionais capacitados, que entendam muito bem não apenas dos aspectos técnicos da fotografia, como também da área de atuação da empresa contratante, compreendam a força da marca e consigam captar todos os pontos de destaque para atingir exatamente os anseios do público.


Diversidade e especialização são conceitos opostos. Embora diversidade seja um ponto muito importante para as empresas em geral, quando se trata de fotografia profissional, esse não é o caso. Um fotógrafo que possui uma ou duas áreas de especialização poderá oferecer um trabalho muito mais consistente do que um fotógrafo que faz um pouco de tudo. Claro que isso não significa se fechar a novas técnicas, afinal o mercado está em constante evolução, mas significa que “atirar para todos os lados” pode desapontar, pois existe o risco de ter como resultado apenas o “arroz com feijão”.


A fotografia corporativa, e de Hospitality em especial, exige postura e conhecimento muito específicos. É preciso compreender o segmento, suas tendências, o que funciona e o que não funciona como linguagem e narrativa, perceber e entender os diferenciais de cada empresa do setor, entender o destino turístico no qual a empresa está inserida e como é o público que busca este determinado destino turístico e tipo de estabelecimento, seus valores e anseios, as experiências que busca ou que espera encontrar, etc.


Além disso é fundamental cumprir horários e entregar no prazo, é imprescindível entender que a equipe fotográfica deve respeitar a rotina e o andamento dos trabalhos internos do hotel. Não é aceitável, por conta de tirar fotos, incomodar hóspedes, interferir em seu descanso ou atividades de lazer. É importante também conhecer fundamentos de Marketing e, principalmente, de branding, para conseguir entregar um trabalho que atenda a todas as expectativas.


Temos que lembrar que, atualmente, quase todas as reservas são fechadas através de websites, apps, sites comparativos de preço ou envio de propaganda digital. Se as fotos não forem sensacionais, não irão despertar no cliente aquela vontade incontrolável de conhecer e desfrutar todas as experiências possíveis.


Suas fotos conseguem despertar esse sentimento?