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Hospitality

ANTES DO PRIMEIRO CLICK

Qual a pré-produção necessária para uma boa foto de Hospitality? 

Antes de iniciar uma sessão de fotografia em um hotel, existem alguns detalhes que precisam ser observados para que não comprometam o resultado do trabalho. Todos os ambientes necessitam ser minuciosamente checados, estar completamente limpos e organizados. A pré-produção é tão importante e necessária quanto a própria sessão de fotos, pois evita retrabalhos e diminui o tempo gasto no pós-processamento das imagens, possibilitando a entrega do material com maior qualidade, rapidez e sem custos adicionais.


Marcar uma reunião presencial, ou mesmo uma teleconferência, possibilita discutir todos os detalhes da pré-produção, preparar uma lista do que deve ser feito para cada ambiente selecionado e ainda, definir quem do hotel será o responsável por acompanhar os fotógrafos por todos os ambientes.


Nesse check-list devem constar:


1) Colcha de cama: É o item mais esquecido nas sessões de fotografias de hotel, talvez porque esteja "abaixo do nível dos olhos" do fotógrafo e dos funcionários que preparam as camas. Confira se a colcha não está torta, com dobras, se as saias da cama não estão vincadas, enrugadas e irregulares. Lembre-se sempre que é a primeira impressão que fica.


2) Travesseiros: Veja se os travesseiros estão firmes, e se for preciso, substitua os que estão muito velhos, frouxos e amassados. Use fronhas novas e se possível engomadas para obter uma aparência mais clean.


3) Cortinas: Decida se as fotos serão feitas com elas abertas ou fechadas, verifique se estão arrumadas, sem dobras ou manchadas. Se a vista do quarto é um diferencial melhor que estejam abertas, caso a vista não seja um ponto forte, ou se a parede próxima à janela possui muitas imperfeições, melhor que estejam fechadas.


4) Espelhos e outras superfícies reflexivas: Faça uma limpeza minuciosa, marcas de dedos são muito comuns e aparecem nas fotografias (assim como quaisquer outros tipos de manchas).


5) Prepare uma travessa com frutas, uma garrafa de champanhe ou itens de café da manhã: Pode parecer bobagem, mas elas transmitem um acolhimento especial, além de dar um colorido especial as fotos.


6) Restaurante: Mantenha a equipe de preparação de alimentos informada sobre a sessão de fotos para que reabasteçam o buffet com itens frios, doces e frutas e mantenham o chão limpo.


7) Salas de reuniões: Verifique se as salas não estão reservadas naquela data e prepare-as com toalhas em bom estado, não enrugadas, coloque blocos de papel e canetas, café e alguns itens de catering definidos de acordo com as diretrizes do estabelecimento.


8) Lâmpadas: Substitua as lâmpadas que eventualmente não estejam boas. Os arquitetos projetam a iluminação ambiente com função estética (como padrões de realce nas paredes), essa preparação ajuda a garantir imagens mais atraentes.


9) Exteriores: Veja a necessidade de varrer as áreas externas para tirar folhas, bitucas de cigarro ou aparas de grama.


10) Fornecedores de Manutenção: Verificar se não haverá nenhum tipo de empresa de manutenção prestando serviços interno ou externo justamente nos dias de sessão.


11) Vans: Se o hotel tiver serviço de vans, elas devem estar limpas e com motorista disponível para manobrá-la de acordo com a necessidade da foto que será feita.


12) Staff do Hotel:  Designe uma pessoa ou equipe como ponto de contato para ajudar em todos os ambientes para o caso de eventuais dúvidas/problemas.


13) Gastronomia: Se for fotografar os pratos ou drinks, converse antes com o chef e com o barman para que preparem a composição do prato ou da bebida com capricho adicional. Se for preciso, use gelo falso e glicerina para manter a aparência da bebida gelada por mais tempo.


14) Se o staff do hotel tiver que ser incluído nas fotos, lembrar de colher autorização de uso de imagem comercial de cada colaborador fotografado (questões legais) e garantir que os uniformes estejam impecáveis para a ocasião.


15) Tente visitar o local antes da sessão de fotos, isso possibilita conhecer todos os ambientes, pensar na composição que será adotada, estudar as luzes natural e contínua, estabelecer o melhor horário para fotografar interna e externamente. Fazer o “mapa da foto” é essencial.


Lembre-se de que você está tentando contar a melhor história visual possível do hotel. Isso não inclui apenas os quartos. Você precisa incorporar todos os espaços do hotel em sua coleção. Espaços comuns como academia, lounge, salas de reuniões, bar, gastronomia, spa, piscina etc. devem ser incluídos na lista de fotos.


O planejamento e a pré-produção dos ambientes são etapas que não devem ser negligenciadas. Não se esqueça da máxima que diz: “Um planejamento meticuloso permite que tudo pareça espontâneo.”