Imagem capa - ÁGUA NA BOCA por Bravo! Fotografia
Gastronomia

ÁGUA NA BOCA


Fotografia de gastronomia é muito mais complexa do que apenas tirar "uma foto do prato". 

Uma fotografia de gastronomia bem produzida estimula o apetite dos clientes e, assim como na hotelaria em geral, tem forte influência na decisão do cliente pelo local.


Todas as fotografias para sites, anúncios e comunicação digital em geral devem ser feitas por fotógrafos profissionais. Este é um investimento que vale a pena, pois são fotos que envolvem muito controle de luz, além de meticuloso trabalho de pré e pós-produção. Seguem algumas dicas para que suas fotos fiquem incríveis, valorizem o produto e façam muito sucesso.


1. A iluminação é fundamental: Encontre o melhor local, considerando a fonte de luz. Sempre opte pela luz natural e evite flash. Ao criar uma série de imagens (como para um site ou campanha publicitária), verifique se a iluminação permanece constante e havendo necessidade, refaça tanto o balanço de brancos quanto a fotometria ao longo da sessão.


2. Sem cores artificiais: Os alimentos precisam ter sua cor real. É possível alterar o contraste, o brilho ou a exposição, mas nunca as cores.


3. Torne-o apetitoso: Ao tirar fotos de alimentos, nunca tire uma foto de algo que já começou a ser comido ou já tenha sido manipulado. É preciso criar a sensação de "eu quero comer isso!"


4. Composição: Tente mostrar um prato de comida no contexto da refeição, com os acompanhamentos, bebidas, molhos etc.


5. Encontre o ângulo certo: Tente tirar fotos de vários ângulos, alguns pratos ficam melhor tiradas de cima como pizzas, outras ficam melhor de lado (como as carnes), enquanto outras são melhor captadas em um ângulo de 45 graus. Mova-se ao redor do prato e consiga várias combinações.


6. Foco na marca: Lembre-se, a consistência é fundamental, trate as fotos de forma a seguirem um mesmo padrão, que será sua assinatura. Outro aspecto muito importante da fotografia de hospitalidade é poder mostrar o ambiente. Pode ser um grande hotel ou um café bem pequeno, o espaço também tem um peso muito importante na escolha pelo estabelecimento.


7. Atenção aos detalhes: Tenha um olhar artístico e capture detalhes que tornam o estabelecimento único.


8. Brinque com o movimento: Congele o espaço e capture os elementos humanos através do movimento. Depois de enquadrar a imagem, espere até que as pessoas andem na frente do seu quadro e fotografe enquanto você estiver no lugar.


9. Ponha-se no lugar do cliente: Torne a comida e o ambiente desejável, pense no detalhe que fará com que o cliente decida visitar o local. Pense no que o torna especial.


10. Não é apenas o que está por dentro que conta: As fotos externas são uma boa chance de mostrar como são os arredores, as ruas, o bairro. Mostrar os detalhes da arquitetura também ajuda os clientes a encontrá-lo mais facilmente.