Imagem capa - O papel crescente da fotografia no mundo COVID e como isso pode inspirar confiança em uma marca de hotel por Bravo! Fotografia
Hotelaria

O papel crescente da fotografia no mundo COVID e como isso pode inspirar confiança em uma marca de hotel

2020, definitivamente, não será lembrado como um ano qualquer. A pandemia global do Covid19 está sendo um dos maiores desafios que a indústria da hospitalidade já enfrentou. Por meses, os hotéis foram obrigados a ficar com seus estabelecimentos totalmente fechados e, mesmo após a reabertura parcial, as reservas ainda estão aquém do ideal. O que podemos fazer para que um hóspede volte a reservar quartos de hotel? A resposta é Confiança.


No que diz respeito à estratégia de Marketing, os hotéis estão tendo que retrabalhar seus portfólios de fotografia com o objetivo de transmitir cuidado, empatia e compreensão aos hóspedes, que neste momento, ainda podem estar apreensivos em relação a viver novas aventuras. Fotografias deverão ser a essência dessa estratégia.


Temos acompanhado, desde o início, o processo de reabertura dos hotéis na Europa, e as estratégias que vem sendo adotadas por lá. Observamos que a escolha consciente de imagens que retratam a nova realidade, vai de encontro com as novas expectativas dos clientes, que estão em busca de boas experiências, mas com segurança.


Observamos que a estratégia fotográfica adotada pelos europeus não está visando apenas os protocolos de higiene em vigor, é claro que eles devem ser impecáveis, mas as imagens estão sendo produzidas com base, principalmente, nos anseios dos hóspedes, e, nada mais eficiente para transmitir confiança do que narrativas fotográficas.


Nenhuma comunicação é tão eficaz quanto uma imagem. Nosso cérebro interpreta imagens milhares de vezes mais rápido do que palavras. As palavras são feitas de letras e, portanto, demoram mais para serem decifradas, já as imagens são interpretadas quase que imediatamente.


E por que não divulgar fotografias de bastidores? Pergunte-se, o que seu hotel está fazendo durante esse período para manter os hóspedes informados, envolvidos e tranquilos. Por que não mostrar a nova pintura ou a mudança nos móveis e decorações que o hotel está fazendo para se adequar às novas normas? Quais equipamentos estão sendo instalados visando a segurança? Que mudanças ocorreram nos processos internos? E o treinamento do staff? Por que não mostrar?


Imagens ou vídeos tem sido ótimas alternativas para divulgação desses preparativos. Vídeos (inclusive com imagens aéreas) e fotografias bem feitas são ferramentas poderosas e conseguem mostrar a paixão e o empenho da equipe durante esse período. Lembrem-se, a palavra-chave do momento é confiança.


Seguem 5 dicas sobre como os hoteleiros podem usar a fotografia para inspirar confiança em uma marca de hotel.


1. Refine seu portfólio de imagens. Agora é a hora de fazer uma curadoria em sua galeria de imagens. Você precisa mudar as fotos do seu hotel para se adequar à realidade de 2020. Pergunte a si mesmo: Essa imagem funciona para o “novo normal”?


2. Venda sua localização e mostre o espaço. Você tem belos jardins? Você está situado perto de uma avenida arborizada, de um espaço verde urbano, de calçadões à beira-mar ou margeando rios? Os hóspedes vão adorar ser lembrados de que esses amplos espaços abertos estão à sua porta, facilmente acessíveis e, portanto, irão melhorar sua experiência.


3. Da mesma forma, mostre espaço para distanciamento social em restaurantes e áreas comuns. Os hóspedes precisam saber que vão se sentir confortáveis e seguros em seu hotel. É preciso muito convencimento para que o hóspede saia de casa agora e a fotografia é a maneira perfeita de transmitir a sensação de que tudo ficará bem.


4. Mantenha tudo limpo, realmente limpo. O hóspede precisa ter a nítida impressão de que seu hotel é impecável e atende a todos os padrões de higiene. As fotos também precisam mostrar detalhes que fornecem aconchego e personalidade. Seria ideal ter algumas fotos de funcionários com máscaras de proteção em áreas comuns; elas conseguem transmitir uma garantia de limpeza.


5. Seja autêntico. Esta é uma máxima antiga que não deve ser esquecida em meio as novas campanhas de marketing e regulamentações de saúde. Autenticidade é a chave para mostrar aos hóspedes que você se preocupa com eles. As imagens devem chamar a atenção para detalhes internos do seu hotel e da área externa com naturalidade, despertar a curiosidade, destacar sua singularidade e responder à pergunta: “O que temos que os outros não têm?”


Não há dúvida de que vídeos e fotografias são ferramentas poderosas para enviar mensagens visuais tranquilizadoras durante estes tempos desafiadores. Em um mundo onde as necessidades e requisitos específicos dos viajantes estão mais importantes do que nunca, a fotografia precisa ser de alto nível e capaz de formar uma relação de confiança entre o viajante e o hotel.


A Bravo! Fotografia pode prestar esse serviço com toda segurança. Vídeos e fotografias (inclusive aéreas com drone), curadoria de imagens e storytelling, são nossas expertises. Entre em contato.