Imagem capa - Fotografia de Hotelaria & O Novo Normal por Bravo! Fotografia
CuradoriaConsultoriaHospitalityHotelaria

Fotografia de Hotelaria & O Novo Normal

A Fotografia de hotelaria em um mundo consciente do COVID-19.


Estamos percebendo mudanças significativas de comportamento na sociedade como um todo. Trata-se da mudança na forma de trabalhar (adoção do home office); de se alimentar (ingestão de alimentos mais saudáveis); de fazer compras (ferramentas online); de lidar com a saúde (maior atenção ao corpo) e de conforto (reconexão com a próprio lar).  Essa mudança nas preferências e expectativas das pessoas, que começou com a pandemia do COVID, trará consequências por tempo indeterminado, obrigando empresas de todos os segmentos a se adaptarem. Esse cenário que vem se desenhando rapidamente é o que alguns chamam de “Novo Normal”.


Pode parecer clichê, mas as mudanças estão aí e ninguém sabe se o “normal” que conhecíamos antes irá voltar. As pessoas já estão em processo de retomar as viagens e os hotéis deverão estar prontos para mostrar que entendem essa nova realidade e, principalmente, entendem a preocupação dos hóspedes com a saúde e o bem estar.


Fotografias que contam uma boa história visual e que conseguem transmitir essa ideia devem ser colocadas no ar o quanto antes. Se o seu hotel ainda não fez, a hora é de revisar as imagens do seu portfólio para mostrar um ambiente seguro e limpo, no qual os hóspedes podem relaxar e escapar das preocupações que afetaram suas vidas por meses.

Uma boa estratégia é que as pessoas envolvidas com marketing e vendas dos hotéis olhem suas imagens com honestidade e se perguntem: “Este local me é atraente? Eu me hospedaria aqui? Eu recomendaria este hotel a um amigo com base nas fotografias?” E principalmente: “Este hotel me parece seguro?”
Seguem algumas dicas do que fazer e do que não fazer para aperfeiçoar a galeria de imagens de seu hotel em época de COVID:

O que não mostrar:


• Hóspedes conversando e inclinando-se sobre os buffets de café da manhã e almoço. Lembre-se, o momento é de servir seus hóspedes com refeições individualizadas.
• Piscinas, salas de reunião e restaurantes lotados ou com mesas e cadeiras muito próximas. Estas não são imagens tranquilizadora para hóspedes em potencial.
• Tecidos muito pesados. Já sabemos que almofadas, colchas e cortinas não são lavadas com a mesma frequência que a roupa de cama, por isso reconsidere essa necessidade.
• Toalhas de mesa mal passadas. Sempre penso que, se um hotel não se dá ao trabalho de passar bem as toalhas de mesa antes de uma sessão de fotos, como será a cozinha? Cuidado com a falsa economia.
• Banheiro que não estejam impecáveis. Pode parecer óbvio, mas se o banheiro não brilhar, os hóspedes não farão o check-in.
• Imagens da equipe do hotel sem os equipamentos de segurança.
• Imagens escuras e mal iluminadas. Elas passarão a imagem que o hotel tem algo a esconder.

O que mostrar:


• Camas impecáveis. Lençóis brancos e travesseiros perfeitos. A cama deve ser convidativa.
• Banheiros imaculados. As lentes das câmeras são muito sensíveis, qualquer poeira ou mancha pode ser percebida.
• Detalhes em close-up que transmitam mensagens fortes, por exemplo álcool gel em vários pontos do hotel. Isso mostra preocupação com seus hóspedes.
• Serviços de quarto e de piscina exclusivos. Tomar café da manhã, almoço ou jantar em um ambiente aberto e isolado não é mais apenas um luxo, mas um elemento-chave da vida pós-COVID.
• Refeições na sacada do quarto. As refeições ao ar livre sempre foram um sonho, mas agora é considerado seguro e bonito. Se o seu hotel tem essa opção, aproveite, se tiver uma bela vista, melhor ainda.
• Funcionários do hotel com máscaras e luvas. No mundo do novo normal, transmite tranquilidade.
• Piscinas bonitas, com cadeiras espaçadas para descontrair e relaxar.
• Espaços exteriores. Sempre foram ótimos pontos de venda para hotéis, mas jardins, varandas e grandes espaços ao ar livre oferecem um refúgio as pessoas, além de simbolizar a liberdade que todos sonharam durante o bloqueio.
• Espaço interno. Mostrar espaços amplos nos quais a distância social é respeitada.
• Linhas limpas e natureza, a combinação perfeita em fotografia de hotel.

Autenticidade é a chave para mostrar aos hóspedes que seu hotel está preocupado. 2020 está sendo um grande desafio para todos e o caminho à frente é íngreme. Temos que ser administradores resilientes, superar mais esse obstáculo em um setor em constante evolução. No centro desta evolução está sempre a mensagem de seu hotel e as imagens que o acompanham.


Estas são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais os hotéis podem se apresentar melhor na situação atual. A boa fotografia de hotéis é um investimento poderoso, agora mais do que nunca.


A Bravo! Fotografia trabalha com consultoria para essa curadoria fotográfica de seu hotel. 

Fale conosco!