Imagem capa - Como transformar a estratégia de marketing do seu hotel usando o storytelling por Bravo! Fotografia
StorytellingHospitalityHotelaria

Como transformar a estratégia de marketing do seu hotel usando o storytelling

Como construir conexões com seu público

Como você traduziria um dia na vida do seu hotel? Qual história você contaria para seus potenciais hóspedes? Por onde você começaria?


Você já pensou a esse respeito? Para responder as perguntas acima devemos, em primeiro lugar, entender melhor a natureza das conexões humanas.


As amizades são construídas através da interação entre as pessoas e uma das maneiras mais comuns de criarmos conexões e transformá-las em amizade é por meio da narrativa. Histórias geralmente são muito envolventes, elas têm o poder criar uma base sólida para conversas autênticas, aumentar a intimidade entre as pessoas e consequentemente propiciar um relacionamento mais significativo.


Esse mesmo conceito pode ser aplicado às histórias que contamos sobre uma determinada marca. As pessoas não compram o que você faz, elas compram o “porque” você faz e como isso as faz sentir. As estratégias de marketing estão mudando em todos os setores e a hospitalidade não é exceção. Ninguém mais quer ser bombardeado com propagandas imperativas mandando você fazer isso ou comprar aquilo, a abordagem através do storytelling é totalmente diferente. 


“Contação de histórias” em marketing - muito além do produto e do serviço


Utilizar a narrativa como estratégia de marketing para seu hotel possibilitará relacionar um conteúdo valioso sem realmente "vender" seu hotel. Em vez disso, você está mostrando aos clientes, de uma forma envolvente e autêntica, por que eles devem escolher o seu estabelecimento em vez dos concorrentes.


De acordo com HotelREZ Hotels & Resorts, “Bons contadores de histórias de hotéis estão cada vez menos utilizando textos longos e chatos com a descrições detalhadas das comodidades e estão partindo para o uso de imagens grandes, bonitas e ousadas, com narrativas cativantes e vídeos curtos, porém convincentes, muito mais adequados aos dias de hoje e ao universo de dispositivos e canais disponíveis”.


Para ter uma campanha de sucesso, pense nas atividades ou recursos do dia a dia do hotel como histórias únicas. Momentos mágicos que acontecem ao redor de sua piscina e nas áreas de lazer, o chefe de cozinha explicando como fazer um prato específico, algumas fotos mostrando o que tem sido feito para melhorar a parte externa de seu hotel (jardins, hortas, espaços comuns), atitudes de colaboradores ao implantar protocolos de higiene, etc. Tudo isso pode ser transformado em histórias. O importante é tentar humanizar o seu hotel, e as redes sociais podem ser uma ótima forma de começar.


E não pense que é necessário um orçamento enorme para executar com eficácia a abordagem da narrativa em seu hotel, existem centenas de maneiras de adotar o storytelling em seus esforços de marketing. O mais importante é adotar alguma metodologia que oriente o processo criativo de forma consistente. Na Bravo! Fotografia, por exemplo, usamos o Story Canvas.


Seguem algumas considerações importantes:


Defina o público-alvo

Quem você está tentando alcançar? Você não pode ser tudo para todos, então determine quem é seu público e construa uma estratégia em torno disso. Pense nos tipos de viajantes que seu hotel costuma receber. Quais são seus principais desejos? O que eles gostam de fazer para se divertir? O que fará o seu público se sentir compelido a viver essa experiência tão sublime e, ao mesmo tempo, o faça temer o risco de perder essa oportunidade?


Determine a voz da sua marca

Como você deseja se comunicar com seus clientes? De maneira estritamente profissional? Divertida e peculiar? Ou relaxada e conversadora? Pense no tom que melhor se adapta à sua marca e seja consistente.


Pense na história

Que histórias interessantes seu hotel tem para compartilhar? Sua propriedade pode ser rica em histórias. Ela pode ser um exemplo em consciência ecológica e práticas verdes, ou ainda pode ter um envolvimento na comunidade local, que pode render muitas histórias. Por que não fazer um tour pelos arredores, destacando as atrações existentes? Liste os benefícios que seu hotel tem a oferecer e quais valores você pode compartilhar com o público.


Narre de forma envolvente

Lembre-se: é o modo como você conta a história que causará o maior impacto. Imagens e vídeos sempre superam o texto. Use imagens de alta qualidade e vídeos criativos. Entreviste, por exemplo, o chef de cozinha ou o barman e pergunte sobre a paixão por sua profissão. Faça um vídeo com as vistas incríveis de seu hotel e inclua um breve relato sobre o que é possível fazer lá.


Crie um plano de conteúdo

Depois de refletir sobre as informações acima, crie um plano de conteúdo mensal e determine com que frequência você deve postar as ideias de conteúdo que você descreveu. Já se foram os dias em que uma página do Facebook ou Instagram acumulava poeira entre as atualizações.


Utilize conteúdos gerados pelo próprio hóspede

Tente envolver seus hóspedes na narrativa do hotel de uma forma positiva. Além de criar uma prova social de satisfação com o espaço, transforma as pessoas em embaixadores de sua marca.

Escolha um ponto com uma vista bem bonita de seu hotel e crie uma selfie point, crie uma hashtag relevante para sua marca e incentive os hóspedes a enviarem suas fotos favoritas, tanto do hotel quanto das aventuras que tiveram em sua cidade.


Saiba como obter o máximo de suas mídias sociais

Ao postar uma história nas redes sociais, lembre-se de que fotos, vídeos e links conseguem um melhor engajamento do que apenas texto. Use fotos interessantes e de alta qualidade acompanhados de um texto objetivo, mas bem escrito, que transporte o leitor em uma jornada. Interaja com seus seguidores imediatamente e lembre-se de ser consistente com o tom de voz que você escolheu.


Nunca é demais repetir: Não use as suas mídias sociais apenas visando a autopromoção, é o equilíbrio entre a criação de conteúdo interessante e envolvente com boas imagens que promoverá conexões duradouras do hóspede com seu hotel.


Afinal todo mundo ama uma boa história. Qual é a sua?