Imagem capa - O SEGREDO ESTÁ NOS DETALHES por Bravo! Fotografia
Interiores

O SEGREDO ESTÁ NOS DETALHES

Como deixar um espaço mais aconchegante na pré-produção de fotos de Interiores. 

Ter no hotel ambientes que transmitam aconchego e conforto é o grande segredo que faz com que os potenciais hóspedes optem por reservar um determinado estabelecimento entre as inúmeras opções oferecidas. Lembre-se que as pessoas querem se sentir especiais, viver experiencias únicas, querem se sentir acolhidas como se estivessem em casa e não em ambientes frios e sem personalidade.


Seguem algumas dicas práticas que os designers e arquitetos de interiores usam, e que fotógrafos podem aproveitar, pois ajudam na questão de transmitir conforto aos ambientes. É claro que não é a intenção do fotógrafo interferir na decoração do hotel, as dicas devem ser usadas para aproveitar o que já existe e, eventualmente, complementar com algo que dê um toque especial no ambiente:


1. Almofadas: Solução simples, fácil de ser colocada em prática e que traz sensação imediata de conforto. Deixá-las arrumadas de forma que não ocupem muito espaço no móvel, mas que sirvam para complementar a decoração. Elas devem estar afofadas e colocadas de forma casual, para que se integrem bem ao ambiente.


2. Tapetes: Também são ótimas opções para reforçar sensação de conforto. É uma alternativa perfeita para reforçar a sensação de paz, ele deve estar limpo, sem dobras, com as franjas penteadas e sem manchas.


3. Plantas e flores: Dão um toque de vida ao ambiente e ainda proporcionam conforto térmico. Pequenas ou grandes, o mais importante é que estejam bem organizadas, sem folhas secas ou flores murchas e colocadas de forma a não interferir demais na foto.


4. Iluminação artificial: Um dos pontos mais importantes e que devemos sempre levar em consideração quando queremos passar a ideia de aconchego é a utilização correta da luz. Ao fotografar ambientes internos ou externos, as luzes de lustres, spots, arandelas, abajures e da fachada devem estar acesas, já que elas são projetadas com o objetivo de valorizar o espaço. O ideal é que os ambientes não tenham muitos pontos de sombras nos cantos, o que pode ser resolvido através do uso de flashes ou de alguma outra luz contínua, como os iluminadores de led. Verifique a possibilidade do uso de velas acesas, dentro do contexto do hotel, elas também transmitem tranquilidade e paz, além de dar um efeito bem bonito para as fotos.


5. Iluminação natural: A luz natural, bem aproveitada, oferece fotografias maravilhosas, pois passa a sensação de que os ambientes são arejados, acolhedores e confortáveis. É uma boa alternativa trabalhar deixando as cortinas abertas, ou, deixando apenas um tecido leve como o voil, cobrindo as janelas. Fotos externas devem ser tiradas nas primeiras horas do amanhecer ou um pouco antes do pôr do sol, para garantir que a luz incida de maneira suave.


6. Utilização de objetos: Alguns objetos ajudam a passar a impressão de aconchego, mostram a presença humana, mesmo que essa não apareça nas fotos. É possível colocar sobre mesas de centro ou prateleiras alguns pequenos objetos para dar vida a decoração. Livros, óculos, bolsa de mão e lenços são alguns dos objetos que, se colocados de forma aleatória, dão certa vida às fotografias e ajudam na narrativa ao definir o estilo de vida de quem utiliza o espaço. Bandejas com xícaras e bule, caixa de chocolate, uma garrafa de champanhe ou mesmo algumas frutas em um cesto, passam a informação de boas-vindas. Contudo, tome cuidado para não exagerar, para que o ambiente não fique visualmente poluído ou cafona.