Como a parceria com um fotógrafo profissional pode ajudar a alavancar os negócios de sua empresa de arquitetura

10
4min de leitura

Então você termina e entrega aquele seu incrível projeto de arquitetura ou de interiores e vê o sorriso no rosto do cliente. Após tanto trabalho, tudo ficou perfeito! Pisos, texturas, o mobiliário, a decoração, a integração dos espaços, as cores, a luz... E você pensa: “Legal! Esse projeto merece estar no meu portfólio! No meu site! Já pensou quantos novos clientes poderiam querer um trabalho meu vendo a qualidade daquilo que sou capaz de entregar?”

E aí você tira o celular do bolso, bate algumas fotos rapidamente e posta nas redes sociais, certo? Sério?! Depois de tanto empenho é assim que você registra um projeto especial para divulgar seu trabalho para outros clientes em potencial? Clientes cada vez mais exigentes e informados e que podem pagar por projetos semelhantes?

Você sabia que, apesar de ser crucial para um negócio, não basta apenas “estar nas redes”?

Sim, marcar presença no ambiente digital segue sendo essencial para ter sucesso nos negócios, mas só a presença não é mais suficiente. E isso não é diferente para mercado de arquitetura e decoração. Ao contrário: com cerca de 6 mil novos arquitetos e 15 mil designers de interiores se formando todo ano atualmente no Brasil, ter um portfólio registrado com qualidade é fator chave para se destacar e construir uma marca forte no mercado.

Acredita mesmo que alguém que esteja buscando um profissional ligado a uma área onde a estética é forte diferencial, irá se sentir atraído por um trabalho cujas fotos são de baixa qualidade? Vale a pena fazer um registro “mais do mesmo” dos seus principais projetos e passar uma sensação de descuido para clientes em potencial?

La Dolce Vita Park Hotel, São José dos Pinhais, Bravo! Fotografia de Arquitetura e Interiores; Fotografia de Hotelaria Hotelaria
La Dolce Vita Park Hotel, em São José dos Pinhais/PR, fotografado pela Bravo! Fotografia na golden hour

Atualmente, segundo a MDG Advertising, 63% dos consumidores atribuem maior valor e relevância em uma imagem de qualidade para a sua decisão de compra do que um conteúdo escrito ou mesmo o preço. Ter fotos profissionais de seu portfólio passa a ser um grande diferencial de posicionamento de marca, uma poderosa arma de marketing, além de emocional já que fotos e vídeos são os conteúdos que mais geram engajamento nas redes sociais.

Por essas razões a fotografia comercial profissional é amplamente utilizada em campanhas de marketing e de branding ou para a vendas de produtos e serviços. Agências de publicidade e empresas de branding andam de mãos dadas com empresas de fotografia incluindo a criação de imagens para beneficiar as estratégias de posicionamento de marca criadas para seus clientes.

Algumas empresas inclusive mantiveram grandes fotógrafos em seus departamentos de marketing, caso da Renault, onde Robert Doisneau trabalhou de 1934 a 1939.

Entretanto foi a parceria entre arquitetos e fotógrafos que mais beneficiou a ambos. Esse tipo de parceria se tornou mais comum e profissional a partir dos anos 40 e 50 nos EUA, com arquitetos de peso, como Richard Neutra, Frank Gehry e Frank Lloyd Wright, que mantiveram estreita relação com fotógrafos como Julius Shulman e Ezra Stoller.

Um dos casos mais emblemáticos da parceria comercial entre arquitetos e fotógrafos segue sendo o de Pierre Koenig, jovem arquiteto que ficou famoso após ter seu projeto, StudyCase#22 ou Stahl House, fotografado por Shulman (abaixo, foto acervo Julius Shulman). Boas fotografias sempre abriram portas para arquitetos ajudando a divulgar seu trabalho em revistas especializadas.

Julius Shulman, fotografando a Stahl House do arquiteto Pierre Koenig

Mas e nos tempos de sites na internet, Instagram e revistas e blogs digitais? Acredite, tais parcerias se tornaram ainda mais importantes. Exemplos se multiplicam. Pegue o trabalho desenvolvido pelo fotógrafo holandês Iwan Baan para o premiado Heatherwick Studio e veja por você mesmo.

E por qual razão essas parcerias são tão frutíferas? A resposta pode parecer mais simples do que parece: porque um bom trabalho fotográfico consegue promover e vender em imagens bidimensionais toda a tridimensionalidade, proporção, texturas e aconchego dos espaços criados por arquitetos e designers de interiores. Estejam essas imagens espalhadas em mídia impressa ou digital.

E quando um arquiteto encontra um fotógrafo que possui a sensibilidade e sinergia certas para capturar com suas lentes a luz, a composição e os ângulos que melhor traduzem a alma de seus projetos, bem como a personalidade de quem irá utilizá-los ou morar neles; mantendo ainda a fidelidade das tonalidades cromáticas e destacando os aspectos realmente relevantes de cada espaço, ou seja, compartilha a mesma visão que o arquiteto tem de sua obra, a mágica está feita.

Além disso, o profissional de fotografia especializado no segmento de Arquitetura e Interiores acompanha e entende sobre os novos valores e expectativas do mercado consumidor e de como essas tendências afetam a linguagem e produção fotográfica imobiliária, para que ela siga criando conexão com o público.

Assim, a parceria com um fotógrafo ajuda a criar uma linguagem própria e atualizada com os anseios do público consumidor e consolidar a marca pessoal de um arquiteto.

E você? Quer saber se vale a pena contratar um fotógrafo especializado em arquitetura e interiores para ajudar na construção da sua marca? Leia nosso post sobre o assunto e baixe aqui gratuitamente o ebook de Tendências da Fotografia de Arquitetura e Interiores, da Bravo! 

11 Dez 2021

Como a parceria com um fotógrafo profissional pode ajudar a alavancar os negócios de sua empresa de arquitetura

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Fotografia Comercial Fotografia de Arquitetura Fotografia de Interiores Marketing para Arquitetos

Quem viu também curtiu

17 de Nov de 2020

Como tirar fotos de produtos com qualidade usando seu smartphone

21 de Out de 2019

O SEGREDO ESTÁ NOS DETALHES

11 de Dez de 2021

Pagar por fotografias profissionais de arquitetura e interiores vale a pena? E quais os cuidados na contratação?

Solicite seu orçamento!
Logo do Whatsapp